sexta-feira, 21 de abril de 2017

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EaD

DESAFIOS EPOSSIBILIDADES DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EaD

Resultado de imagem para ead 
            Não apenas na EaD, a avaliação é uma questão complexa de ser vivenciada de maneira a possibilitar ou atingir seu verdadeiro objetivo que é de compreender todos os fatores que contribuíram para que o ensino e a aprendizagem tenham se materializado ou não.
            Dessa forma, é importante que o tutor compreenda não apenas a avaliação como forma de punir e de atribuir notas, mas deve ser um processo que envolve avaliar todas as variáveis que interferem no seu trabalho.
            Portanto é indispensável ao professor ter claro o que espera da disciplina, da atividade, dos conteúdos ensinados e sobretudo o que pretende que os alunos aprendam no decorrer do trabalho. É também importante superar a visão de avaliação como instrumento para classificar, rotular, punir, analisando apenas o que o aluno aprendeu ou não aprendeu. É crucial que a avaliação ocorra em dupla direção, ou seja, que avalie o nível de aprendizagem  dos estudantes e por sua vez o trabalho de ensino do professor.

            Assim é papel da avaliação fazer com que professores e alunos compreendam seus avanços e problemas, nesse sentido é que avaliar deve ser concebida como ação consciente na qual o professor sabe quais instrumentos, critérios e função da avaliação. Assim o grande desafio é que as práticas avaliativas superem a visão de que é um instrumento que tem papel fundamental de classificar, transformando-se em uma função diagnóstica a qual norteia o ato de ensinar e aprender.


            Nesse sentido, práticas avaliativas que respondam a um modelo que visa a promoção da aprendizagem de todos e não a classificação, exige do professor e em especial do tutor um processo de organização do trabalho de modo a garantir a clareza dos objetivos, estratégias e quais instrumentos avaliativos a serem priorizados na atividade docente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário